Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

E o 1º dia de aula foi...


Ótimo, melhor impossível!
Eu sei, eu sei, que é melhor não contar vantagem antes da hora, pois o 1º dia é sempre novidade, brincadeiras, amiguinhos... Os próximos dias é que podem ser pior... Mas mesmo assim, eu que estava tão apreensiva não posso deixar de ficar feliz por ter dado tudo certo nesse dia.
Ao sair de casa Maluzinha estava toda empolgada, linda de uniforme e mochilinha nas costas!!! E eu com um nó imenso na garganta, fazendo de tudo pra não desabar. 
Aí fui fazer uma oração antes de sair de casa, pedir pra Jesus guardar seu dia na escola e então o nó na garganta apertou e eu não aguentei e chorei. A Malu então disse: pára de chorar mamãe. Pra que chorar??
Aí eu disse que estava muito emocionada por vê-la linda de uniforme indo pra escola, que ela tinha crescido. E ela então disse: não mamãe, eu não cresci, eu ainda sou pequena, para de chorar.
Hahahahahaha Coisa mais linda!! Dei risada e parei de chorar. Minha filha me animando.
Descemos pra garagem e ela : mamãe, pegou meu caderno? Ai não acredito, esqueci sua apostila filha!!! Lá vamos nós, quase atrasadas voltar pegar a apostila dela, só podia ser eu mesma! Afff... Subindo o elevador entra uma moça junto e pergunta: Hoje é o primeiro dia de aula dela? E eu disse : sim, é sua primeira vez. Então ela disse: não é fácil né? Gentem, pq ela foi dizer isso??? Eu desabei a chorar de novo, e a mulher passava a mão no meu ombro e dizia: vai dar tudo certo, ela vai amar! Daí eu chorava mais ainda! Ai credo, que horror! 4 andares intermináveis. Fiquei com vergonha da mulher. Mas também, ninguém manda ela falar isso pra uma mãe em seu primeiro dia de desapego! rsrsrsrs
Pronto, peguei a apostila, mas esqueci de todos os materiais! Afff, eu sou muito desligada mesmo!!! Mas tá, tudo bem, não vou subir pegar, digo que vou entregar na hora que vou buscá-la. Fomos! Chegamos! E ela ficou olhando todo aquele movimento sem dizer absolutamente nada. Entramos na sua sala, ela pediu pra sentar em uma  mesa, viu uma menina com uma apostila, que é igual a sua , claro, e disse: esse caderno é meu. Daí eu mostrei a dela pra ela, mostrei que a dela tem um adesivo com a foto dela na contracapa pra ela saber que é sua. Pronto, resolvido! rsrsrs A tarefa mais difícil vai ser a de compartilhar... Ela ainda não sabe... Mas vai ter que aprender!
Ficou sentadinha numa mesa olhando tudo, e eu olhando de longe... Então ela veio perto de mim e falou com a voz toda embargadinha: mamãe, fica aqui comigo, não vai embora, eu não quero que vc vai embora. Ai meu pai, eu quase desabei de novo! Mas daí uma das tias percebeu e veio com um jeitinho todo especial conversar com ela, e eu disse pra profe que ela podia me ligar se a Malu precisasse de mim, falei na frente da Malu pra ela saber q eu voltaria sempre que precisasse. Dessa forma, deixei a Malu com a profe e saí. Fiquei uns 20 minutos de fora só espiando. Ela andou por toda a sala, olhando tudo, olhando as crianças. Percebi que o que a assustou foram as crianças que choravam, ela estava impressionada com elas, mas depois passou. Quando percebi que ela estava bem, avisei a profe e fui.
Lá pelas 15 horas o papai foi dar uma espionada, voltou dizendo que estava tudo bem, que ela estava numa boa brincando nas mesinhas com as crianças. Beleza!
Então lá pelas 16:30 foi a minha vez de espionar, e quando chego lá me deparo com uma linda cena: ela de fila indiana, bem organizadinha, segurando os ombrinhos de uma coleguinha  pra irem ao parquinho! Ai derreti! Achei o máximo, até bati uma foto, não resisti:

Não quis levá-la embora bem na melhor parte: o parquinho! Enxerguei a profe de longe e ela só me fez um sinal de ok, então fui embora de novo mais tranquila.
Então, às 17:30 o papai foi buscá-la. E sabe o que ele disse?? Que ela quis chorar porque não queria ir embora!!! 
Bem, não vou negar, fiquei apreensiva, nervosa, com tremedeira, nó na garganta, dor no estômago, mas estou feliz por mais essa nova etapa. 
Cada dia será um novo dia,  uma novidade, uma nova história pra contar... e sei que será ótimo pra todos nós. Saber que ela está evoluindo, tendo suas próprias experiências, é algo maravilhoso!
Estou com o coração mais leve.
Teremos muitas histórias pra contar!
Nos aguardem!!!
Bjinhos,
mamãe da Malu

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Chegou a hora... De ir à escola

Matriculei a Malu na escola ontem... Era o último dia pra matrícula, e a última vaga.
Deixei tudo para última hora... Porque não tinha tomado coragem ainda.
Foi quando liguei para a escola onde já tinha decido matriculá-la e a moça me informou de que havia apenas uma vaga. Então pensei: é agora ou nunca! Tomei coragem e fui correndo!
A Malu chegou lá achando o máximo. Por ela já ficaria ali estudando, ficou frustrada quando eu disse que ainda não teria aula. E eu com o coração batendo a mil por hora. Pensando na nova fase que estava se iniciando nas nossas vidas... Na mudança da nossa rotina, na mudança da vida dela, na mudança da minha vida... É um novo recomeço para ela. Novos aprendizados, novas experiências, novas amizades. É agora que ela se deparará com a vida fora de casa, fora do seu casulo. Como será??? Impossível não fazer inúmeros questionamentos em minha mente. Aqueles minutos da matrícula mais pareciam horas intermináveis. Enquanto eu preenchia a ficha passavam zilhões de pensamentos em minha cabeça. E a moça parece ter percebido em minha fisionomia, disse-me: mãe, ela vai adorar! Então só consegui dizer: eu sei que vai. E sorri.
Eu relutei o quanto pude, adiei esse momento o quanto deu pra adiar, consegui ficar com 
ela em casa comigo até agora, com 3 aninhos... E me sinto muito privilegiada por isso, sei o quanto muitas mães desejariam ter essa oportunidade e não puderam, então só posso mesmo é agradecer por esse tempo todo que eu pude curti-la. 
Juro que se eu pudesse eu ficaria com ela em casa até ir para a 1ª série, ou ainda, ensinaria tudo em casa... hihihi
Mas... não dá né?
A gente não cria os filhos pra gente... mas isso lá entra direito na cabeça de alguma mãe hein?? Difícil né? Mas é a vida...
E eu me preparei tanto, mas tanto pra esse momento... mas mesmo assim, to com o coração apertadinho... Um misto de sentimentos... Ansiedade, orgulho, apreensão, insegurança, triste e feliz... tudo junto e misturado. E ela está tão feliz!!! Não vê a hora de ir pra escola fazer tarefa!! Já quis experimentar o uniforme, deu mil piruetas e disse: Mamãe, estou feliz que você "compou" meu "unifoime". Não é a coisa mais fofa do mundo???
Ai, porque será que é tão difícil desapegar? Parece que to cortando pela 3ª vez o cordão umbilical (a 2ª vez foi no desmame, que escrevi aqui). Será a primeira vez que vamos nos separar assim, parece que somos uma só... E agora seremos eu e ela. Ela vai formar suas próprias memórias, fazer suas próprias escolhas... Terá uma vida só dela, da qual eu não participarei por inteiro. 

Tenho certeza de que segunda a deixarei na escola e sairei de lá chorando rios de lágrimas... Será que cuidarão bem dela? Lembrarão de oferecer água? Darão atenção suficiente? Terão paciência o bastante? Limparão bem ela depois de ir ao banheiro? (sim, até nisso penso)... e tantos outros questionamentos...
Matriculei ao lado de casa e ao lado do nosso mercado que é onde trabalho, perto tanto de um quanto de outro, porque assim posso ir espiar de vez em quando... rsrs
Pensei que esse momento fosse demorar... mas o tempo passa correndo mesmo, quando a gente menos perceber, já terão saído do ninho...
Desabafos da mamãe da Malu.

Bjinhos nostálgicos.
Ane