Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Amamentação: só você sabe a hora certa pra parar

Hoje é o 6º dia que não amamento mais a Maria Luiza.
Tomar a decisão de não amamentá-la mais foi uma das coisas mais difíceis que tive que fazer depois que ela nasceu.
Foram semanas de preparação psicológica e emocional até realmente me sentir determinada e preparada para cortar este "cordão”.
Quando o bebê nasce, corta-se o cordão umbilical que é a ligação direta do bebê com a mãe, este cordão é inevitável cortar quando chega à hora; a amamentação passa a ser então o maior vínculo entre mãe e filho depois do nascimento, é como se fosse o outro cordão umbilical de ligação entre um e outro, e este cordão cabe a nós mães decidirmos quando é a hora certa de cortar.
Ah! Não é nada fácil... Pois quando se amamenta o filho, sente-se como se fossem um só novamente, tamanha é a conexão entre um e outro, tamanha a troca de amor.
Mas, tudo tem seu tempo certo de acontecer, e uma mãe sabe quando chegou a hora de cortar este vínculo.
Uma coisa posso dizer com certeza, é muito mais difícil para nós mães do que para o filho. Foi e está sendo muito mais difícil para mim do que para a Maria Luiza, que, para minha surpresa, parece ter entendido muito bem que o "meme" acabou. Desde o primeiro não que dei para o “meme”, ela não chorou e nem embraveceu, como eu pensei que faria, pois ela é dona de uma forte personalidade, e eu achei que ela ñ reagiria bem a esta perda. Mas ela aceitou bem, o que fez com que eu me sentisse mais forte pra continuar firme em minha decisão.
O apoio do meu marido foi imprescindível nesse momento de tomar essa decisão, fez com que eu não me sentisse culpada, mas com que eu tivesse a certeza de já ter cumprido bem a minha missão de amamentação.
Na 1ª noite ela já dormiu sem pedir o peito, foi muito mais fácil mesmo do que eu pensei, mais uma prova de que é mais difícil pra mim do que pra ela o corte desse "cordão". E já dormiu até as 5 da manhã direto, coisa que antes ñ acontecia, pois ela acordava várias vezes na noite pedindo "meme”.
No segundo dia meu peito doía tanto, que a minha vontade era voltar atrás e dar mama novamente, mas a partir do momento que se toma a decisão ñ se pode voltar atrás pra que o filho não perceba nossa fraqueza, então continuei firme em minha decisão e esgotei o meu leite. Mas, na hora que fui jogar fora, fui acometida de uma imensa tristeza, me senti uma criminosa jogando fora algo que ñ me pertencia... Eu estava jogando fora algo que eu estava negando pra minha própria filha, então entrei em conflito comigo mesma, com minhas emoções e sentimentos... Não foi nada fácil me livrar da sensação de culpa.
Por isso eu afirmo que para tomar esta decisão de desmamar, tem que estar muito firme e determinada mesmo a fazer isto, senão não consegue seguir adiante.
Então amiga, depois q você tomar a sua decisão, seja firme, ñ ceda em
hipótese alguma. Diga que o mama acabou, explique com amor que não tem mais mama, pegue o seu bebê e saia pra fazer alguma coisa, dar um passeio, ponha um dvd que ele goste, enfim, tente distrair-lo de alguma forma que ele esqueça que pediu mama, você vai ver que logo ele vai estar brincando e vai esquecer... Sempre que ele pedir tente distraí-lo brincando, fazendo algo q ele goste, ou ofereça água porque pode ser sede.
Mas seja firme e tenha certeza de que está mesmo tomando a decisão certa, só depende de você!
Se o seu bebê já se alimenta bem, come de tudo e você tem certeza de que seu leite não fará falta, então vá em frente amiga!
Uma mãe sabe a hora certa, siga seus instintos!
Bjs

7 comentários:

  1. Parabénsssssssss Ane eu disse vc é forte!!!!

    ResponderExcluir
  2. a Isa começei a introduzir mamadeira p ela com 1 ano e depois da mamadeira dava peito, intercalava na verdade, e com 1 ano e 1 mes ela não quis mais o peito, mas só fiz isso pq ela parou de comer comida salgada, só queria peito e estava ganhando muito pouco peso.. pq senaõ tinha continuado, morro de saudades.. apesar de ser cansativo tb ne... mas cada uma sabe a hora certa, quem sabe tinha parado assim como vc. ne... Tem sempre q ser a melhor decisão. beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai Ane, que bom que vc está passando por essa fase com tranquilidade e muita força e a Malu está entendendo...Eu, infelizmente, não passarei por ela, a Giu só mamou exclusivamente no peito até os 3 meses, depois meu leite começou a secar e tive que revesar com NAN...e assim foi até os 5 meses, até que com 6, 7 meses ela pegava no peito só na mamada da noite...meu leite diminuiiindooo...até que secou de vez! Mas, graças a Deus, ela já estava bem habituada à mamadeira. Fiquei e até hoje fico meio chateada quando vejo mães amamentando seus bebezões, pq sempre quis e planejei amamentar até os dois anos...uma pena, não deu! Pior que eu nem sei direito pq meu leite foi secando, já que ela mamava de 3h em 3h (exceto de madrugada, desde os dois meses dorme a noite toda...) e sempre gostava. Nós sempre tivemos uma conexão muito boa nessa hora, eu me sentia realizada e com um amor inexplicável e imenso...queria tanto ter podido amamentar até a fase de ela vir correndo e ela mesma abrir a blusa para mamar, como já vi acontecer com algumas amigas minhas. Acho que vc teve muita sorte! O lado bom que tiro do fato de não ter conseguido mais amamentar, é que, por trabalhar fora, ia ficar um tanto complicado de manter a rotina! Mas só esse mesmo...no fundo queria estar amamentando até hje e que a Giu nem conhecesse mamadeira hehe....momentos únicos e mágicos...saudades...

    ResponderExcluir
  4. Andy querida!
    Amamentação é algo tão particular entre mãe e filho... Ás vezes nós temos a escolha de parar ou não, mas as vezes a natureza é quem escolhe por nós... Então ñ se sinta de forma alguma frustrada por ñ ter podido amamentar até quando planejou, a natureza é mais sábia do que nós, ela sabe a hora certa. Quem sabe assim ñ foi menos traumático pra vcs 2??
    Obrigada por me acompanhar sempre!
    Mil beijinhos em vc e na Giu.

    ResponderExcluir
  5. Ane, bom dia...
    Me chamo Lílian e parei de dar o eito a minha filha ontem. Ela tem 1 ano e 5 meses. Meus seios estão doloridos demais... Vc tem alguma dica para me dar?????
    Grata e adoro seus posts.

    ResponderExcluir
  6. Ainnn Amiga que legal, não consegui ser tão forte como vc, dei mama pra ela, estava sentindo enjoo de tanta dor, agora me bateu um remorso, começar tudo de novo.... Amei suas dicas, obrigada por me convidar a compartilhar momentos como esse contigo.
    Ganhei um blog do meu filho mais velho, mais não tenho muito tempo pra escrever nele, vou te seguir por ele.
    Se quiser dar uma olhadinha segue o endereço.
    Bjsss

    http://francinemleal.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=5

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga, obrigada pela indicação desse post...
    Lendo tudo o que vc escreveu, percebi que não estou preparada mesmo.
    Obrigada, vc é 10!
    Acabamos de nos conhecer e tô gostando muito do seu cantinho.
    Beijos, Genis ♥

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu