Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aprenda a escolher o melhor calçado para o seu filho

Esses dias eu vi no perfil de alguém do orkut, uma mãe dizendo que tinha acabado de voltar do ortopediatra com sua filhinha de 1 ano e meio, pois sua filhinha tinha tido um probleminha nos ossos dos pés. Ela comentou que a primeira coisa que o médico perguntou foi: que tipo de calçado você usa na sua filha?
Bom, partindo daí, é que começo o assunto de hoje. Quero falar sobre o melhor tipo de calçado para o seu filho ou filha. Coisa que a gente acaba não se atendo muito na hora de comprar: conforto, mobilidade e a anatomia do calçado.
É claro que nós mães adoramos ver nossos filhos todo emperequitados, lindos, modernos e fashion! Usar botas modernas e lindas, sapatos maravihosos. Quem não gosta? Ainda mais mãe de menina! Eu que o diga! Adoro "emperuar" a minha linda Malu. Porém, não podemos esquecer de que eles estão apenas começando a caminhar, estão aprendendo os primeiros passos agora, e além disso, os seus ossos estão em formação. Quando são muito pequeninhos, por volta de 1 a 2 aninhos, seus ossos são quase que cartilagens, de tão molinhos. Por isso é muito importante encontrar o calçado certo, que se adeque ao pé, e não o contrário, o pé se adequar ao calçado.
Fui então pesquisar sobre o assunto, e vejam só a matéria interessante que encontrei:

Aprenda a escolher os primeiros sapatos do seu filho
Verdade seja dita, descalço é que é bom.
por Solange Sousa Mendes

Segundo os especialistas, quanto mais tempo deixar o seu filho livre, leve e solto, melhor. Assim, o pé desenvolve-se melhor e o bebé sente-se mais seguro. Só se tiver frio é que deve colocar-lhe umas meias anti-derrapantes para não correr o risco de cair. Se estiver bom tempo, deixe-o descalço mesmo em relva ou areia.

A partir do momento que veja que o seu filho já tem de andar no chão da rua, aí sim, tem de lhes comprar uns sapatinhos. Até isso tem os seus truques.

Para que o seu filho saia bem servido:

1 - Os sapatos devem ser o mais flexíveis e largos à frente possível, para que o petiz não sinta grande diferença. Até porque se forem mesmo à medida do pé, durarão muito pouco, visto as crianças nestas idades crescerem muito depressa.
2 - A sola do interior do sapato deve ser ergonómica de forma a desenvolver o arco do pé, já que a maioria dos bebés nasce com o pé chato.

3 - Opte por uns sapatos com reforço na zona do calcanhar para permitir um melhor apoio e estabilidade no andar.

4 - A sola convém que tenha relevo. As muito lisas perdem aderência.

5 - Certifique-se que o seu filho se sente bem com os sapatos. Não vale a pena comprar uns que ele esteja sempre a tirar. Ponha-o a andar durante um bom bocado com os dois sapatos calçados. Se verificar que ele anda ao ponto de se esquecer que está com eles, é porque são perfeitos.

6 - Tenha em atenção o tipo de fecho dos sapatos. Quanto mais prático, melhor. Os de velcro são uma boa opção, até porque o seu filho vai conseguir apertá-los sozinho.

7 - Evite aproveitar os sapatos que foram usados pelo irmão. Como o seu filho mais velho moldo-os ao seu pé, já não se adequarão ao do mais pequeno. Isso não é saudável, nem mesmo confortável.

8 - Mal veja que os sapatos estão a ficar apertados, compre-lhe outros. É muito importante que o seu filho sinta os pés livres e confortáveis.

Fonte: http://isabe.ionline.pt/conteudo/1023-aprenda-escolher-os-primeiros-sapatos-do-seu-filho

Sugestões:

4 comentários:

  1. Caramba! Até que enfim driblei a censura!

    Gostei do artigo, mas gostei muito mais da persistência e do sucesso dessa dupla. Continue firme que só traz benefícios pra vocês e pra ela.
    A pitusquinha tá cada dia mais linda e os pisantes dela são lindos.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi visinha querida!
    Obrigada por participar! hehe
    Censura? O que houve que vc teve que driblá-la? Não tava conseguindo fazer comentários?
    Pois é, tenho sido persistente, como você diz, só nos traz benefícios mesmo, está sendo bom pra nós! Vou contando aos poucos a nossa saga. rs
    Eu cuido muito dos calçadinhos da Malu, penso sempre no seu conforto, apesar de que mesmo assim tenho alguns bem de peruinha pra ela usar lá de vez em quando pra fazer um charminho rápido... hehehe
    Volte sempre!!
    Beijinhos nossos.

    ResponderExcluir
  3. Aneeeeeeeeeeeee...
    Eu amei conhecer teu blog! Ando um pouco afastada mas em breve eu volto com força total com as postagens e comentários; mil beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. É bom ter uns sapatos peruinhas (que geralmente deixo na Giu só para tirar fotos) e aqueles que ficam velhos de guerra, batidão mesmo hehehe. A simpls da Giu tá andando sozinha já srsrs...e ficando apertada! Mas o engraçado é que a da proxima numeração ainda cai do pé! :(

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu