Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dicas sobre alimentação

Olá amigas!
Várias amigas do orkut tem pedido dicas e ajuda na questão de alimentação do bebê.
No início surgem muitas dúvidas, e durante o tempo a criatividade vai nos faltando...
Então já que tem surgido muitas perguntas e pedidos de ajuda nesse assunto, achei que seria um bom assuntopara o blog.
Eu não sou nutricionista, nem pediatra, mas sou mãe! rsrsrs Mães sempre tem dicas pra passar umas pras outras por sua experiência. Então é o que eu vou fazer, vou dar umas receitas e dias que usei com a Malu e que deram certo, tanto deram certo que a Malu sempre esteve com o peso e tamanho acima da média... rsrs
Mas esse será um assunto pra vários dias, tem muita coisa pra gente dividir e conversar sobre isso.
Vou começar com as primeiras papinhas, acho que essa gera mais dúvidas e até medo nas mamães de primeira viagem.
Bem, as primeiras papinhas da Malu foram bem tranquilas, ela aceitou muito bem todos os alimentos que experimentou, mas porque eu comecei devagar com ela, introduzindo aos poucos os alimentos pra que ela se adapta-se bem a cada um deles, e assim, um de cada vez, eu poderia também ver se ela não teria nenhuma reação negativa a algum deles, como alergias ou dorzinha de barriga.
Na 1ª semana eu comecei com frutas : banana nanica, maçã argentina (por ser mais macia) e mamão papaia e suquinho de laranja lima por ser mais docinho e não precisar adoçar.
Dava entre o mama da manhã e o mama do almoço. Por volta das 9:30/10:00 e também no meio da tarde, entre 15:30/16:00
na 2ª semana eu introduzi os legumes e verduras na sua alimentação, já que ela tinha se adaptado tão bem ao sabor adocicado das frutas.
Nas 2 1ªs semanas eu dei apenas legumes e verduras, sem carne. E não misturava. Usava apenas o xuxu em todas, pelo fato do xuxu dar uma boa consistência na papinha e não influenciar muito no sabor.
Então montei um cardápio semanal, assim:
2ª - feira: cenoura RECEITA:
um pouquinho de cebola bem picadinha e tomate sem pele e sem semente picadinho miudinho refogado com 1 colher de azeite de oliva. Acrescente o xuxu e a cenoura picadinhos miudinhos e água o quanto baste para tapar. Conforme a água for secando e ainda ñ tiver cozido, acrescente um pouco mais de água. Não encha de água para q não desperdice a água onde o legume foi cozido, é nela que vai ficar a maioria dos nutrientes do legume.
E vá fazendo assim,cada dia com um legume diferente, pra que você consiga observar bem a reação do seu bebê com cada verdura e legume, você vai perceber o que ele gosta mais, e vai saber se algum vai lhe dar reação. Se você misturar logo de começo não vai conseguir observar bem isso.
Na 3ª semana se o bebê já aceitou bem a alimentação saudável, você pode introduzir a carne: frango, fígado, carne vermelha. Refogue junto com a cebola e o tomate antes de cozinhar a verdura.
Após a carne, aguarde 1 semana e introduza o caldinho de feijão e a geminha de ovo, de preferência o caipira, da geminha bem vermelhinha.
Fica ótimo fazer purezinho de batata com caldinho de feijão ou geminha de ovo.
A janta eu só introduzi após 1 mês de adaptação dos alimentos, já que a janta é a hora q é mais difícil a digestão, temos menos tempo pra digerir os alimentos até a hora de dormir.
As primeiras verduras e legumes que usei foram: cenoura, abóbora,moranga, beterraba, brócolis japonês, acelga, espinafre, abobrinha paulista, ervilha, batatinha salsa, batata inglesa, aipim.
O bebê sabe a hora certa de parar, não se preocupe que ele lhe dará sinais de que já chega.
E e nunca triturei no liquidificador, sempre esmaguei no garfo, pra que aprendesse desde cedo a usar os primeiros dentinho e não ficasse preguiçosa pra mastigar, o que acontece com muitos bebês que se acostumam com a papinha.
Mamães, como eu disse, eu não sou médica ou nutricionista, são apenas dicas, essa foi minha experiência com a Malu e deu certo. Fui devagar pra ela aprender a gostar dos alimentos e eu perceber sua reação a todos eles. Hoje sei que ela adora cenoura, mas não gosta muito da beterraba... ;)
E intuição de mãe nunca falha, siga a sua!!
Faça sua própria rotina, seu próprio cardápio, tenho certeza que você vai se dar bem e seu bebê vai adorar os novos sabores!!!
Boa s orte nessa nova fase!
Bjs,
mamãe da Malu

5 comentários:

  1. Oi!
    Era um probleminha com o login, mas já saquei e corrigi.
    Esse negócio de comida é bem como você escreve. É bom dar oportunidade para que conheçam todos os sabores, texturas e aparências.E mães são mestres do disfarce quando eles não aceitam algum alimento de que precisam. Meu filho nunca rejeitou verduras e legumes e adora até hoje, com mais de 30 anos. Só que lá pelos 13 ou 14 decidiu que não gostava de abóbora. Dali por diante ele comia sem saber, em sopas, bolinhos, etc.
    Os cientistas já descobriram que cada pessoa tem um número diferente de papilas para cada sabor, então não gostar nem sempre é ser enjoado.
    Essa menina tem o tamanho certo, Quando começar a correr vai gastar mais energia do que come, aí você vai ver! E tem a quem puxar em altura, né?
    Beijinhos friorentos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarice!
    Obrigada por sempre participar com ótimos comentários, o que enriquece muito a postagem.
    Eu vi a reportagem sobre papilas gustativas no Globo Repórter e fiquei ainda mais convencida de que o melhor mesmo é dar a criança todos os alimentos pra que ela descubra os diferentes sabores e crie então o seu próprio paladar. A alimentação variável é a mais saudável mesmo! A Malu, graças a Deus, come de tudo! Eu aproveito e faço bastante sopinhas de diferentes legumes pra ela, pois sei que chegará um dia em que ela me dirá que ñ quer legumes... todos tem essa fase, né? rsrsrs Então enquanto ela come tudo eu aproveito.
    Apareça sempre!
    Beijinhos friorentos pra vc tbm! hehe

    ResponderExcluir
  3. A Giu adora uma beterraba! O que eu nunca consegui fazer ela gostar é de maçã. Tentei de várias formas, mas ela não gosta (eu tb não, será influência?) Dou pouquíssimo fígado pra ela, Ane, porque eu mesma não gosto (bléé). Dizem que tem que dar uma vez por semana, mas acho que até hoje ela comeu uma vez só... (não gostou nem desgostou, ela não é muito de carne, prefere peixe,músculo na sopa e frango no feijão rsrs...)o que vc acha?! Ela não é mt fã de carne pura, tem que misturar em alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga estou de volta .......e adorei seu relato, preciso muito de orientação, Sofia entrou agora na papinha e ficou muito perdida ....Estes dias ela estava muito ressecada e até pedi ajuda de vcs rs !!Adorei seu relato muito mesmo!!!


    Bju

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, a Isa tem problemas com peso desde o 8º mes, relutei mas começei com estimulador de apetite... não quer comer, só belisca... beijos

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu