Nessa fase, a criança está cheia de energia e entusiasmo. Aprende por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação sem fim.
Quanto mais a criança é estimulada a falar, movimentar-se e descobrir, maior será o
desenvolvimento do seu cérebro e da coordenação fina dos seus movimentos. Essas realizações, ajudam a criança a se comportar com mais competência e confiança.
A criança, nessa fase, já pode engatinhar e andar e se desloca pela casa. Abaixa-se, sem cair, para pegar objetos no chão.
Começa a identificar as partes do corpo e aprende a falar o nome delas.
Ainda se comunica por gestos, abana a cabeça para dizer não, dá adeus, bate palminhas, fala pequenas frases, como “mamá qué bola”, “papá qué água”.
Atenção:
• A família deve estar perto da criança para
que ela se sinta protegida ao aprender a andar.
• A criança aprende a falar com as pessoas
que falam com ela, repete o que ouve e, por
isso, devemos falar corretamente as palavras.
• A criança já entende o que falam com ela,
mas nem sempre obedece. Ela atende quando
se interessa por fazer o que foi pedido.
• Chora e faz pirraça quando é contrariada
A criança aprende a falar com as pessoas que falam e conversam com ela.
O que a criança gosta de fazer?
A CRIANÇA DE 1 A 2 ANOS
A criança precisa conhecer, tocar, mexer, dançar,
cantar, ouvir histórias. Essas atividades ajudam
no seu aprendizado e desenvolvimento.
• Bater palmas quando está contente.
• Falar pequenas frases.
• Dar adeus para as pessoas.
• Rabiscar e desenhar.
• Virar as páginas de livros ou revistas
sem rasgar.
• Empilhar e encaixar objetos.
Quer tudo para si e, quando ouve um não, chora e faz pirraça.
Movimenta-se pela casa, engatinha,caminha e gosta de brincar com os objetos e com as pessoas.
A criança precisa conhecer, tocar, mexer, dançar,cantar, ouvir histórias. Essas atividades ajudam no seu aprendizado e desenvolvimento.
Fonte: Unicef
CONTINUA...
Bjs,
Ane, mamãe da Malu
De vez em quando elas saem do riscado e aparecem com novidades do ano seguinte, essas adiantadinhas, não é?
ResponderExcluirÓtimas essas dicas.
Beijão.
Muito legal Ane, quase tudo que foi listado a Giu já pratica, já está folhando as revistas e livros sem rasgar (só umas mordidinhas de vez em quando rsrs), bate palma, dança, nos imita em alguns gestos....só tem uma coisinha que está me preocupando: .a Giu não fala nadinha ainda, a não ser "maman" e "abuuu"...com que idade a Malu começou a dizer palavrinhas, frases? Tava lendo tb sobre o desenvolvimento dela, ela faz e fala uma porção de coisas, tô achando que a Giu vai demorar um pouco mais...Isso que a gente estimula de todas as formas, converso, leio (qndo ela não pega o livro da nossa mão pra ela mesmo olhar rsrs), assistimos videos... e as vovós já estão me questionando se ela fala algo, pede as coisas, etc...mas nada ainda.
ResponderExcluirSErá que tô me preocupando à toa?
bjinhos, adoro ler o blog