Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mães e suas culpas...

Faz tempo que não posto...
Uma culpa...
Como assim?
Tenho pensado muito nas minhas culpas de mãe...
Acho que a culpa nasce quando nasce o bebê...
Por mais que a gente saiba que está dando o nosso melhor, sempre achamos que não, que ainda podemos ser melhores... Estamos sempre nos culpando, por estarmos sendo omissas, ou por estarmos sendo exageradas, ou por estarmos em falta... São tantas culpas...
Estou me sentindo culpada por não ter mais postado nada porque foram tantos acontecimentos que deixei de registrar... Não registrei aqui e nem em um diário escrito pra Malu. Quando estava grávida, pensava em registrar tudo! As palavras pronunciadas erradas, as primeiras descobertas, os principais acontecimentos... E no entanto falhei. Não tenho sido uma mãe tão caprichosa quanto pensei que seria, quanto eu queria ser... Culpada!
E é sempre assim...
Tem mães que se culpam desde o dia do nascimento do filho, por não ter podido fazer parto normal, isso vejo  muito! É um erro! Você fez o seu melhor! Não interessa por quais meios seu filho nasceu, o que importa é que ele nasceu! Veio com muito amor! Mas tem mães que se culpam por isso.
E são tantos os sentimentos de culpa...
Ou você se culpa por trabalhar fora, ou você se culpa por ficar em casa e não poder dar aquele brinquedo lindo pro seu filho porque você não tem salário fixo.
Ou você se culpa por ter que colocar seu filho cedo na escola, ou se culpa por ainda não ter colocado ele na escola que todo mundo fala que é o melhor a fazer! Mas quem é todo mundo??? Quem tem que saber é você! Mas a gente se culpa...
Você vai dormir com o coração carregado de culpa porque hoje teve que colocar o filho de castigo e ele chorou muito sentido e magoado com vocé. Por mais que você saiba que precisa corrigir e disciplinar você fica pensando se fez mesmo o certo. Culpa!
E porque é que mães se culpam tanto o tempo todo mesmo dando sempre o seu melhor???
Queria entender... A gente quer atingir a perfeição, mesmo sabendo que ela não existe!
Vamos tentar parar de se culpar tanto e perceber que sim, a gente faz o melhor que pode. E o sentimento de querer saber fazer sempre o melhor tem que nos fazer bem, e não mal! Porque significa que estamos sempre querendo melhorar! E isso é ótimo!
Sejamos felizes!
Sem remorsos por sermos quem somos, as melhores que podemos ser!
A Malu tá brincando lá sozinha, e eu aqui escrevendo ao invés de estar lá brincando com ela. Culpada!

Acho que me entenderam... rs
bjinhos
Ane mamãe da Malu

11 comentários:

  1. Uma graça seu blog.

    Tem selinho p/ vc lá no meu blog, me segue lá tb, já estou te seguindo.

    http://meninamaduraeprendada.blogspot.com.br/2012/11/recebi-selinho.html#.UKGPGmecXIU


    Bjs

    ResponderExcluir
  2. olá!
    Passei só p/ avisar q vç está participando de uma brincadeira
    acesse o link:http://dicasdazeth.blogspot.com.br/2012/11/gostou-repasse.html
    Bjus!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, tava com saudades dos seus posts, que texto bem escrito, parabéns!! Você deveria enviar para ser publicado em alguma revista, como Crescer e Pais & Filhos...é uma linda crônica!
    Muito gostoso de ler, traduz com delicadeza e sinceridade um sentimento que carregamos junto às maravilhas de ser mãe...quem é mãe entende...eu entendo você!
    Bjos carinhosos pra ti e pra Malu.

    Andy e Giulia

    PS -> Escreva sempre que der! E sem culpa! rs

    ResponderExcluir
  4. e como nos culpamos... ainda bem ! é sinal que sempre estamos tentando fazer o melhor!
    concordo com tudo mesmo!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nome: As Divas das Unhas
    Email: asdivasdasunhas@gmail.com
    Website: http://asdivasdasunha.blogspot.com
    Comentário: Ola tudo bem ?
    Estou começando um blog de unhas agora e queria parceira ,se te interessar entre em contato comigo pelo meu blog ou pelo emal asdivasdasunhas@gmail.com
    Bjo Te aguardo

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu nasci sem esse lado do cérebro. Nada de culpa! Responsabilidade já é tão pesada, imagine culpa. As mães sofrem por tanta preocupação com saúde, conforto e alegria dos filhos e ainda carregam culpa. Necas! Geralmente a culpa vem amarrada no que imaginamos que os outros vão pensar se isto ou aquilo. Uma maçaroca de culpadas andando por aí, né?

    É isso mesmo que você escreveu: sejamos felizes. Por nós e não pelo que os outros esperam de nós.

    Que bom que você voltou a escrever.

    Saudade de vocês.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, a culpa sempre nos persegue. Eu me sinto assim todos os dias, mas cada vez que penso nisso, penso que estou fazendo o melhor que posso sempre.

    ResponderExcluir
  8. Ane querida, não se sinta assim, um tempinho para a gente é bom também
    Saudades mil!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Aneeee..... querida, obrigada pela preocupação.... realmente, João melhorou bastante em relação à forma como vinha crescendo.... tenho certeza que era mesmo a crise dos dois anos.... Hj está bem mais maduro, conversando muito com a barriga (chama o teteo pra tudo!) e vivendo agora a fase da independência: eu vou, eu subo, eu desço, eu faço.... Estou me preparando para a fase do ciúmes que seguirá assim que o Mateo nascer, mas tenho certeza que tiraremos de letra... bjos!

    ResponderExcluir
  10. nossa eu me sinto ben assim, mas meu marido tbm é culpado ele me faz sentir assim....
    tenho vontade trabalhar para poder dar coisinhas para minha filha,pq homen nao se preucupa com detalhes como nós Mães.....mas meu marido me diz:
    voce un dia vai se arrpendr de nao ter ficado enc asa curtinho a nenen, mas poxa quando é que eu vou ter a oportunidade de dar uma coisa pra minha filha que veio de mim mesma?
    Realmente naos ei o que fazer.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu