Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Filhos órfãos de pais vivos...

Final de semana fiquei na casa de meus pais com os filhotes. Malu sempre dorme com eles quando vamos pra lá. Domingo de manhã ela levantou mais cedo que eu, e eu comecei a ouvir ela fazer reina e má criação com minha mãe. Levantei e fui ver o que estava acontecendo, pois não admito desrespeito com os mais velhos. Falei para ela pedir desculpas pra vovó, e ela não quis. Orgulhosa, algo que precisa ser trabalhado em seu caráter em formação. Então por conta disso ela ficou de castigo sem poder jogar no computador ou celular e sem ver desenho. O que foi ótimo, pois ela começou a usar a criatividade pra ocupar seu tempo com brincadeiras, nós nos envolvemos mais com ela nas brincadeiras também, e ela passou o dia todo sem qualquer tipo de tecnologia, pois quando ela vai pra casa dos avós ela adora ficar no computador, ja´que em casa esse uso é super limitado.
Então eu e minha mãe começamos uma conversa a respeito dessas tecnologias e as crianças. Muitos pais usam esses meios como uma distração para seus filhos, pra que eles fiquem entretidos e não exijam muita atenção, e assim eles podem fazer suas coisas tranquilos. Mas você acha que está certo isso??? Deixar seu filho o dia inteiro em frente a uma televisão sem ao menos observar o que ele está assistindo? Ou no computador abrindo sabe-se lá que tipo de joguinhos? E onde fica o tempo que se deve passar junto ao filho? Você pergunta a ele quando chega da escola como foi seu dia? O que ele aprendeu? Você gasta tempo com ele conversando, ensinando alguma coisa, lendo com ele, cantando com ele? Você leva ele á igreja para aprender os princípios cristãos, pra formar seu caráter reto?
É preciso gastar tempo com os filhos. Eles não vão aprender princípios sentados em frente à televisão não! Quem irá passar isso a eles é você. Educação requer tempo, requer atenção, requer carinho e paciência. Tire um tempo do seu dia para ficar com eles. Garanto que terão grandes surpresas!!! Eles vão lhe ensinar tanto quanto vocês a eles.
E hoje li algo que veio tão a calhar com minha informal conversa com minha mãe. Convido você a ler e a meditar a respeito.
A morte da mãe ou do pai, desestrutura a vida emocional de uma criança. Mas temos visto nos dias de hoje “filhos órfãos de pais vivos” o que é muito pior.
São crianças e adolescentes que, infelizmente, têm pais de corpo presente e coração ausente.

Filhos que são criados, mas não educados.

Recebem comida, bebida, remédios, roupas, brinquedos... mas padecem daquilo que é de vital importância na formação de uma criança: A presença de adultos que os amem, cuidem e deem exemplos bons.

Hoje, pais sem paciência entregam seus filhos a babás eletronicas, à televisão e ao computador como forma de educação, quando deveriam ser os pais os responsáveis pela mesma.
Com isto, formamos um verdadeiro batalhão de filhos órfãos de pais vivos. 

"Ensinai os vossos filhos, assentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar. Para que vivam em paz na terra que o SENHOR DEUS te deu."( Deuteronômio 11:19-21)  

4 comentários:

  1. Realidade pura! Exatamente como vc descreveu, p arabens! Temos q tomar cuidado c nossos filhos...

    ResponderExcluir
  2. Realidade pura! Exatamente como vc descreveu, p arabens! Temos q tomar cuidado c nossos filhos...

    ResponderExcluir
  3. Amiga é verdade!!! Confesso que a televisão se tornou uma grande aliada a mim quando a Heloisa nasceu, pois eu tinha que cuidar das duas sozinha e para mim até hoje o mais difícil de lidar com as duas é quando elas solicitam a minha atenção ao mesmo tempo.
    Parabéns pelo texto e obrigada pela reflexão... Vale a pena pensar nisso... Até doeu meu coração de pensar nessa frase: filhos órfãos de pais vivos...
    Espero ser muito presente na vida das minhas princesas... Beijos em vocês
    Ah!! Ontem escrevi no blog também. Já fazia 8 meses que estava abandonado... Tadinho....

    ResponderExcluir
  4. Belo texto. Confesso que uso a tecnologia para distrair minha filha as vezes... mas é preciso cuidado... nada substitui a educação de um pai e uma mãe...

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu