Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como fazer o bebê dormir a noite toda??? Alguém sabe???

A Maria Luiza desde os 5 meses começou a acordar várias vezes durante a noite, e só dormia depois que eu a pegava no colo e dava mama no peito.
Quando ela fez 1 ano as pessoas começaram a me dizer que se eu tirasse o mama do peito ela dormiria a noite toda, pois o que acontecia era que ela estava viciada no peito, quando acordava durante a noite queria o peito pra voltar a dormir...
Mas eu fiquei relutante em tirar o peito dela por conta disso. Fiquei arrastando 5 meses até que finalmente me decidi em desmamar, pois já estava realmente muito esgotada com essa mania da Maria Luiza acordar várias vezes de madrugada pra mamar. O pai dela me deu a maior força pra isso, pois ele também queria ter uma noite de sono mais tranquila pra poder trabalhar legal no outro dia. Então fui me preparando psicologicamente ate o dia em que me sentisse preparada, e então tirei o mama no peito. Foi um processo tranquilo, como já comentei em outro post sobre amamentação, pois eu estava determinada a fazer isto.
Hoje vai completar 10 dias que tirei o peito e nada da Maria Luiza ainda dormir a noite toda, ou ao menos até umas 5 da manhã direto. Longe disso! Ela acorda as 2:30, ou 3:00 chora, eu pego e tiro ela do berço e faço ela dormir no meu colo. Ela não pede o peito mais, mas ela quer dormir agarrada em mim. Não basta eu a colocar do meu lado na cama, não, pois ela quer dormir em cima de mim. E foi assim de sábado pra domingo, ela dormiu das 2 da manhã até as 9 da manhã em cima de mim, imaginem só como acordei! Toda dolorida, claro, mas não vou dizer que não gostei, pois que mãe que não gosta de ficar sentindo o calorzinho e o cheirinho do seu bebê? Mas que isso não tá certo, ah! isso não tá mesmo!
De ontem pra hoje aconteceu a mesma coisa, ela acordou chorando as 2:30 da manhã, fiz dormir no meu colo, coloquei-a no berço e dali 10 min. ela acordou chorando novamente, e aí não teve jeito, o pai dela foi dormir na sala e ela ficou acordada ainda mais ou menos uma hora no meu colo até que adormeceu e eu a coloquei do meu lado na cama.
Eu já não sei mais o que fazer pra regularizar o sono da Maria Luiza. Bem no fim, tirar o peito não resolveu nada do problema, e eu já não tenho mais idéias do que fazer. Eu não sei se concordo com aquela teoria de "deixar chorar pra aprender a dormir", como diz no livro "A Encantadora de bebês",e até mesmo o pediatra dela, pois pra mim o bebê chora quando tá sentindo alguma coisa, nem que seja medo, carência... Então não sei até que ponto é certo deixar chorando. Mas também já não sei se essa não seria mesmo a melhor solução. O que eu não quero é ficar me setindo uma mãe desnaturada que deixa seu bebê chorando e também nem andar por aí feito um zumbi de tanto cansaço e sono de noites mal dormidas.
Então eu não sei mesmo o que devo fazer... estou frustrada por não conseguir resolver este problema de sono dela. Ela já tem 1 ano e 5 meses, já deveria dormir a noite toda. Ela é súper saudável, se alimenta super bem, brinca muito durante o dia, então não existe razão aparente pra que acorde tanto de madrugada.
Estou acompanhando outros blog, como este que adorei ,e alguns sites com dicas pra ver se aprendo algo sobre o sono do bebê. Acho que eu deveria ter ensinado ela a dormir já quando começou esta história de acordar várias vezes, eu errei. Tenho que admitir que errei, eu que fiz errado ao ficar tirando toda hora do berço. E agora, como corrijo? Nós mães erramos ou por excesso ou por falta (excesso de zelo e falta de firmeza) rsrs.
Mas o certo é que erramos tentando acertar, isto pra mim, é o que mais importa.
E você, tem alguma dica?
Beijos,
Ane, mãe da Malu

3 comentários:

  1. Flor, tenta em vez de pegar ela do berço, apenas fazer um carinho nela, mais com ela no berço, deita ela de novo, faz um cafuné, passa a mao nas costas ou da aqueles "tapinhas" nas costas igual quando ta no colo pra dormir... amis com ela no berço... canta, e vai falando pra ela q vc ta ali e tal... A Heloísa dormiu no berço mais no meu quarto ate os 9 meses, depois disso como ela ja dormia a noite toda, passei ela pro quarto dela... ela sempre dorme tarde, lá pelas 23:00 ou 23:30 mais acorda só la pelas 08:00 ou 08:30 do outro dia... depois q tirei o peito dela, quando ela acordava, fazia isso, nao pegava de imediato, deitava ela de novo, ia falando com ela, as vezes ate cantava, ate ela pegar no sono de novo, claro que as vezes o bebe esta mais irritado, ou com alguma dor e tal, ai nao funciona, mais so pegava mesmo quando via q nao resolvia e ela ia ficando mais nervosa, ai pegava, dava um colinho ate dormir e colocava no berço denovo... no inicio nao é facil... mais com o tempo ela vai entendendo... Ate hoje, uma vez ou outra ela da um chorinho a noite, lá pelas 03:00 ou 04:00, mais é so uma vez ou outra, e tem vez q nem preciso levantar, ela resmunga e vira e dorme de novo... Mais vc consegue sim... mais tem q ter muita paciencia...

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga,eu concordo com a Geovanna,talvez tira la do berço não seja uma boa ideia,o certo seria vc deixa la do berço a ficar ali até ela pegar novamente no sono,tentar acalma -la sem pegar no colo,fica bem pertinho dela no berço e vai falando bem baixinho pra ela que ta todo mundo dormindo e vc esta ali e a malu tem que dormir tbm,pede pra ela fechar o olhinho e dormir,e ai vc fecha o seu tbm e fica espiando ,eu sempre fazia assim pra ensinar as minhas filhas a dormirem na cama delas.Claro isso vai exijir de vc mais umas noites mal dormidas,mas tenho certeza que vai valer a pena.Tenta fazer sempre o mesmo ritual na hora de dormir e quando ela acordar pela madrugada afora tbm.
    Eu fico aqui torcendo por vc,pois sei que vc é capaz.
    Bjoooo e boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga to no mesmo barco que vc....Minha bebê completou 6 meses e nada de dormir....todo mundo me buzinando no ouvido "dá uma mamadeira anoite para sustentar mais etc etc." não creio que seja fome , pois tem dia que saio com ela dia todo ai ela dorme um pouco mais, e as vezes acontece a mesma coisaque vc ela so acorda demadrugada e quando pego do berço ela dorme até mesmo sem mamar....
    Afe estou pedida tbm e sonambula rsrrs!

    Bjussss

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu